Câncer de próstata: urologista da Santa Casa de Marília orienta homens

Compartilhe:




O médico urologista da Santa Casa de Misericórdia de Marília, André Guzzardi, fez uma recomendação aos homens com histórico familiar de câncer de próstata.

"O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 45 anos para quem tem casos da doença na família, mais especificamente com primeiro grau de parentesco (pai ou irmão) - e afrodescendentes. Para os demais homens, o exame deve ser feito a partir dos 50 anos de idade”, observou.

Todos os anos a Santa Casa de Marília desenvolve diversas atividades durante o Novembro Azul. Porém, em 2020, com a pandemia de Covid-19, as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) estão sendo seguidas e as divulgações estão ocorrendo nos órgãos de imprensa e nas redes sociais.

Engano

Muita gente acha que fazendo o PSA (exame de sangue de Antígeno Prostático Específico) já é o suficiente para identificar o câncer de próstata. Mas não. Este tipo de análise laboratorial pode não apresentar alteração e o tumor já estar presente na próstata do homem. Por isso, a importância em fazer o exame de toque retal, que é muito simples e pode fazer toda a diferença”, enfatizou Guzzardi.

O profissional informou que a novidade em termos de diagnóstico do câncer de próstata é o exame de imagem, que auxilia a biópsia direcionada em caso de constatação de alteração. 

Diagnóstico precoce

O urologista lembrou da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa doença é o segundo tipo de câncer mais frequente no homem.

Anualmente são registrados 65 mil novos casos da doença no Brasil, conforme informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), ligado ao Ministério da Saúde. 

Alguns dos sintomas que podem caracterizar o câncer de próstata são: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico para que haja um diagnóstico preciso.

Hábitos de vida saudáveis como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são importantes para prevenir a doença.

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.