A Secretaria Municipal da Saúde está realizando uma série de palestras e interações em empresas e instituições, em Marília, para divulgar a prevenção ao câncer de próstata.
A iniciativa é do Programa de Saúde do Adulto, mantido pela pasta, e do médico urologista Valdir Marin, que atende pela Prefeitura na unidade Policlínica (zona oeste).
Os eventos incluíram encontro na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), além de visitas a indústrias e instituições que reúnem, principalmente, grande população masculina, como a Polícia Federal.
O câncer de próstata é o segundo mais comum e um dos mais letais nos homens brasileiros. Conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 68 mil novos casos serão registrados no país até o final deste ano.
Mortes em Marília

Segundo dados do Atlas da Mortalidade do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em Marília morreram 302 homens nos últimos 20 anos, vítimas do câncer de próstata. Ao longo destas duas décadas, 2008 foi o pior ano, com 25 mortes. Em 2017, nove pessoas morreram pela doença.
O médico explica que a gravidade com que a doença se manifesta e a mortalidade podem ser reduzidas com o diagnóstico precoce. Por isso a importância do mês comemorativo “Novembro Azul”, quando as orientações são reforçadas.
“É importante que todos saibam a faixa etária mais acometida, conheça os fatores de risco para a doença; que o jovem e as mulheres possam orientar seus familiares e amigos. Que os homens busquem atendimento, a partir da idade preconizada, ou se observar alguma alteração no corpo”, disse o médico.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





