Cafeicultores da região são destaque no concurso estadual Qualidade do Café

Compartilhe:




O cafeicultor Paulo Sonehara (foto), que cultiva a lavoura há cerca de 13 anos, em Getulina (a 60 km de Marília), foi um dos destaques no  24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo que premiou os 50 melhores cafés paulistas. Ele ficou em primeiro lugar na categoria Café Canephora (Conilon/Robusta). Já na categoria Coffea arabica Convencional preparado via úmida, o produtor de Garça, Cassiano Terciotti Tosta, ficou entre os 10 primeiros colocados.

A cerimônia de premiação foi realizada no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, reunindo cafeicultores de diversas regiões, pesquisadores, lideranças do setor, representantes de cooperativas e autoridades, reforçando o protagonismo paulista na produção de cafés de alta qualidade.

Neste ano o concurso registrou recorde de participação, com cerca de 400 amostras recebidas das espécies arábica e canephora, provenientes de 77 municípios. No total, foram premiados produtores em cinco categorias: arábica natural, arábica cereja descascado, arábica fermentado, arábica orgânico e canephora (conilon/robusta).

Selo Agro SP Café

Durante a cerimônia, o Governo de São Paulo assinou a portaria que institui o Selo Agro SP Café, novo instrumento oficial de reconhecimento aos cafés vencedores do concurso.

O selo moderniza normas com mais de 20 anos, reorganiza categorias, atualiza critérios técnicos e será a base para a futura Certificação de Produto do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas do Estado.


Confira a lista completa dos vencedores clicando AQUI.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.