Uma semana após a sua posse, o presidente Lula volta a enfrentar problemas com os eleitores que contestam a sua vitória. Neste domingo, Brasília está recebendo diversas caravanas do país que prometem atos públicos, principalmente em frente a Praça dos Três Poderes.
O clima ficou ainda mais tenso depois que o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até segunda-feira. A portaria foi publicada hoje para “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado” da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.
Um convite (foto) para a manifestação na Esplanada começou a circular nas redes sociais desde a última quarta-feira (4). Manifestantes se articularam, principalmente pela internet, e prometeram ocupar as ruas do Distrito Federal por 72 horas.
Desde o resultado definitivo da recente eleição presidencial, manifestantes tomaram as ruas em inúmeros pontos do país para protestar contra o processo eleitoral.
Além disso, devido a impossibilidade do voto ser auditável na urna eletrônica, a condução do Poder Judiciário, principalmente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições.
Eles criticam a conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, cuja imparcialidade é sempre colocada em questão.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288