Bons hábitos de saúde podem evitar doenças cardiovasculares

Compartilhe:




A prevenção deve começar na infância e está relacionada diretamente à mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida.

 

Conscientizar a população sobre os principais fatores de risco da doença cardiovascular, a que mais mata no mundo, é o objetivo do Dia Mundial do Coração, celebrado hoje (29).

Mata muito mais do que câncer, do que acidente automobilístico e do que a covid-19. A campanha visa, principalmente, à conscientização dos bons hábitos de saúde, como uma boa e equilibrada alimentação, o abandono por completo do tabagismo e a prática de atividade física regular.

Com a atividade física, a pessoa sai do sedentarismo e reduz a obesidade, além de controlar a pressão arterial, o colesterol e o açúcar. Ou seja, evitar a hipertensão, o colesterol elevado e o diabetes. Essas são as principais recomendações em relação à prevenção das doenças cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares responderam por 32% de todas as mortes globais ocorridas em 2019, totalizando 17,9 milhões de pessoas, sendo 85% delas de infarto ou derrame.

MELHOR CAMINHO

É muito mais fácil cuidar da saúde do que da doença. Sendo assim, a prevenção de fatores de risco é o melhor caminho para evitar doenças cardiovasculares. Manter hábitos saudáveis é fundamental para preservar a saúde do músculo cardíaco.

Manter uma alimentação saudável, evitar o excesso de álcool e não fumar também melhoram a saúde do coração.

Outro problema comum na atualidade, que são os altos níveis de estresse podem estimular problemas cardíacos, porque a aceleração dos batimentos é capaz de aumentar a pressão arterial. 

CRIANÇAS

Números da Federação Mundial do Coração mostram a existência de 155 milhões de crianças obesas e acima do peso no planeta. A estimativa é que elas têm 80% a mais de chance de ter sobrepeso quando adultas e, em consequência, maior risco de enfermidades cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). (Agência Brasil)

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.