Um recém-nascido de apenas três semanas, que estava engasgado com leite materno, foi salvo pelo Corpo de Bombeiros em Paraguaçu Paulista (a 80 km de Marília). A ação rápida da equipe de plantão fez com que o bebê voltasse a respirar e passa bem.
Casos como este têm se tornado quase que uma rotina nos quarteis tanto dos Bombeiros como das Polícias Militar e Rodoviária em toda região.
Uma das ocorrências que teve mais destaque ocorreu no quartel da PM em Marília, em 2019, quando os cabos Taroco e Thiago salvaram um recém-nascido de apenas 21 dias (foto). Toda a ação foi gravada pelas câmeras de segurança da unidade.
O caso ocorreu na terça-feira (13). A mãe do pequeno Ícaro chegou correndo desesperada ao quartel do Corpo de Bombeiros, informando que a criança estava engasgada.
De imediato, o sargento Willian, cabo Monteiro e os soldados Favato e Cirino iniciaram as manobras de desengasgo e reanimação. Com a ação rápida, o recém-nascido voltou a respirar, recuperando seus sinais vitais normais.
.jpg)
Após o atendimento inicial, o bebê foi conduzido ao Pronto Socorro local para avaliação médica, garantindo seu pleno restabelecimento.
Posteriormente, a família visitou a sede do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista para agradecer a ação precisa da equipe que salvou a vida do pequeno Ícaro. Com informações: Trassos Assessoria.
Principais sinais de asfixia em bebês:
- Dificuldade para chorar ou tossir;
- Respiração ruidosa ou ausente;
- Pele, lábios ou unhas azuladas;
- Perda de consciência.
O que fazer:
- Coloque o bebê de bruços sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo;
- Dê até 5 tapas firmes nas costas, entre as escápulas, com a base da mão;
- Se não funcionar, vire o bebê de barriga para cima e faça até 5 compressões no tórax, com dois dedos no centro do peito.
O que NÃO fazer:
- Não sacuda o bebê; Não tente retirar o objeto com os dedos;
- Não ofereça água ou outros líquidos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288