Um recém nascido de apenas três dias foi salvo há pouco pelo Corpo de Bombeiros em Marília. O bebê havia se engasgado com o leite materno e as orientações por telefone foram suficientes para evitar uma tragédia.
O caso ocorreu na rua Jupira Solto, no bairro Argollo Ferrão, zona Oeste da cidade. A mãe estava amamentando quando percebeu que a criança havia se afogado e tinha dificuldades para respirar. Desesperada, ela ligou para o serviço 193 do Corpo de Bombeiros, localizado na avenida Nelson Spielmann.
O atendente conseguiu convencê-la para passar o telefone à uma pessoa mais calma (no caso a avó) e foram passadas as orientações básicas que salvaram o bebê. Enquanto isso, as equipes Mobis dos Bombeiros (salvamento com o uso de motocicletas) e também a UTI Móvel (USA) se dirigiram até ao local. Mas, quando chegaram a criança já estava respirando novamente e não houve necessidade nem de levá-la ao Hospital Materno-Infantil.
ORIENTAÇÕES - Algumas orientações básicas para tentar desengasgar a criança:
- A pessoa deve sentar-se e colocar a criança de barriga para baixo sobre suas coxas, com a cabeça voltada para os seus joelhos. Segure-o por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando sua mão para sustentar a cabeça e o pescoço. Deixe que a cabeça do bebê fique mais baixa que o resto do corpo. Com a outra mão, dê cinco tapas firmes, mas não com muita força, nas costas da criança, entre as omoplatas.
Em seguida, coloque essa mão livre na cabeça do bebê, com o antebraço sobre as costas dela, e vire-a devagar, ainda mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, na mesma posição, no seu colo. Continue segurando, para dar início às compressões no peito.
Imagine uma linha ligando os dois mamilos do bebê e posicione dois ou três dedos, juntos, um pouco abaixo dessa linha, no centro do tórax dele. Faça uma pressão rápida, para que o peito afunde cerca de 2 cm, e deixe que ele volte à posição normal. Repita cinco vezes, sem movimentos muito bruscos.
Continue alternando os cinco tapas nas costas e as cinco pressões no peito até que o objeto seja eliminado, ou que o bebê comece a tossir. Se ele começar a tossir, deixe que ele elimine o objeto sozinho.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





