O Corpo de Bombeiros de Marília, em trabalho conjunto com a Polícia Ambiental e o Centro de Zoonoses conseguiu resgatar há pouco uma Onça Parda (suçuarana) que estava no quintal de uma residência, localizada no Santa Antonieta, zona norte da cidade.
De acordo com a moradora da residência, que fica na rua Bento de Abreu Filho, ao acordar, escutou latidos constantes de um cachorro, e ao verificar, encontrou o animal, que estava em um terreno que faz fundo com seu quintal. Imediatamente ela acionou o 193. Quanto a equipe comandada pelo Tenente Ferrete chegou ao local, constatou que o auxílio do Centro de Zoonoses seria necessário, pois a onça estava muito agitada. Com a presença de diversas viaturas dos Bombeiros e também da Polícia, uma multidão de curiosos cercou a residência.
Após cerca de duas horas de espera, a imobilização do animal foi feita através de dois dardos tranquilizantes aplicados pelo veterinário Lupércio Garrido, da Zoonoses. Apesar da medicação, a remoção da suçuarana foi complicada, em virtude da mesma resistir à ação do medicamento, não dormindo, e ainda, tentar fugir.
Cerca de 15 minutos após a aplicação do primeiro dardo, uma segunda dose foi aplicada, gerando o momento de maior tensão: O animal se levantou, e rugindo, correu por cerca de 10 metros, assustando todos que estavam assistindo, mesmo à distância. Felizmente, a dose fez efeito, e a onça se acalmou, permitindo a aproximação dos militares.
Apesar disso, muita cautela foi necessária, e a onça ainda tentou resistir à captura, porém acabou se rendendo. Sob o aplauso dos moradores, os bombeiros removeram o animal do terreno, em uma jaula.
Após uma sessão de fotos para toda a população que tanto aguardo para ver o belo animal de perto, a Polícia Ambiental se retirou do local, com a onça na caçamba da viatura. Segundo os policiais, ela será solta em uma mata na região.
Um morador chegou a informar os policiais que seria o 'dono' do animal, porém, acabou retirando a afirmação e justificando como uma 'brincadeira', ao saber que seria preso, se fosse provada a versão.
Felizmente a operação foi um sucesso, e ninguém se feriu.
ONÇA PARDA - É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg. Seu pêlo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.
Veja o vídeo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





