Ave não estava conseguindo voar
Um gavião, da espécie Gavião-Carijó, foi resgatado pela equipe de Salvamento do Corpo de Bombeiros em Marília. A ave estava no quintal de uma casa e não conseguia voar. Após ser capturada, passou por atendimento veterinário e, assim que estiver recuperada, será entregue à Polícia Ambiental que fará a soltura.
A ocorrência foi registrada ontem à noite no bairro Parque São Jorge, na zona sul da cidade. Uma senhora ligou para os Bombeiros avisando que havia uma ave se debatendo no seu quintal e estava preocupada. O atendente despachou a equipe de salvamento formada pelo sargento Ives e cabos Martinez, João Vitor e Baroni.
No local, constataram que era um gavião, aparentemente sem ferimentos, mas que realmente não estava conseguindo voar.
Após ser resgatada, a ave foi entregue aos cuidados da veterinária Juliana Guarnieri que normalmente presta apoio à Polícia Ambiental nesse tipo de ocorrência. Ela está avaliando as condições do gavião que posteriormente será devolvido à natureza.
Conheça o Gavião-Carijó
O Gavião-Carijó é uma ave de rapina encontrada em diferentes ambientes (do México até a Argentina) e predominante em todo o Brasil.
Como toda ave de rapina, tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção.
Evita, por exemplo, uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como ratos e pombos nos centros urbanos), além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.
Confira vídeo no momento do resgate pelos Bombeiros:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





