Bombeiros registram mais afogamentos na região

Forte calor e férias levam muita gente à rios e represas. Foram 4 fogamentos neste fim de semana
Compartilhe:




O Corpo de Bombeiros registrou nos últimos dias na região pelo menos quatro casos de afogamentos, além de outra pessoa que foi morta e jogada dentro de um rio. A preocupação é que, com o forte calor e férias, muita gente procura rios e represas para se refrescar, sem tomar os devidos cuidados.

Os rapazes estavam nadando próximo a ponte.

O caso mais recente foi do jovem Ronaldo Aparecido Roque, de 21 anos, que estava desaparecido desde sábado à tarde quando estava nadando no rio Paranapanema. O corpo dele foi localizado por volta das 10h30 deste domingo (22). Estava a pelo menos 10 metros de profundidade.

Segundo testemunhas, o rapaz estava no rio em companhia de mais alguns amigos, quando resolveram entrar nas águas para se banhar, nas imediações da Ponte Pênsil. A vítima entrou numa parte rasa, porém foi arrastado por uma correnteza e no desespero não conseguiu retornar a superfície. Ele morava em Santa Cruz do Rio Pardo.

Outro afogamento neste fim de semana também foi no rio Paranapanema, mas já no Paraná. Bombeiros de Jacarezinho fazem buscas para tentar localizar o corpo da vítima. Já em Santa Cruz do Rio Pardo, os bombeiros localizaram o corpo de um homem que foi morto a tiros e facadas. Ele foi jogado pelos criminosos também às margens do Paranapanema.

MAIS TRAGÉDIA - Outros dois afogamentos foram registrados em Tupã. Morreram o policial militar Geraldo Miranda Neto, de 25 anos, e o tio dele, Valmir Bondartchuk. Eles e mais um outro integrante da família estavam pescando num barco no Rio do Peixe que acabou durante uma tempestade.

Valmir e o sobrinho, Miranda: tragédia em Tupã.

O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira. A terceira pessoa que estava no barco conseguiu sobreviver. Os corpos das vítimas foram localizados entre sexta-feira à noite e sábado pela manhã.

PREVENÇÃO

Os afogamentos no Brasil ocorrem principalmente em águas naturais como rios, lagos e represas. São estes os locais de maior perigo onde ocorrem 75% das mortes no Brasil.

Geralmente este tipo de afogamento acontece com adultos do sexo masculino que procuram locais isolados em rios, cachoeiras, as vezes para pescar outras para tomar cerveja com os amigos.

Dicas:

- Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.
- Sempre avise o local que esta indo para um parente e a hora programada para retorno.
- Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança.
- Antes de pescar ou tomar banho observe qual o local mais seguro, pois estes locais tem uma aparência tranquila que engana a muitos.
- Utilize sempre um colete salva-vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte a você.
- Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água
- Cuidado com buracos e fundos de Lodo, você pode afundar rapidamente.
- Se o rio tiver correnteza nunca entre na agua acima do joelho.
- Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia e
- Aprenda como ajudar em situações de emergência.

Fonte: Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático)

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.