O 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, com sede em Marília, emitiu uma nota oficial alertando a população sobre um golpe envolvendo a corporação sobre falsas mensagens relacionadas a supostas vistorias relacionadas a visitas para fiscalização, com aplicação de multa.
Segundo a nota, golpistas estariam se passando por integrantes da corporação, enviando mensagens, principalmente via e-mail, informando sobre uma "vistoria" que será realizada no estabelecimento comercial da vítima e que, neste caso, havendo irregularidades, serão aplicadas multas pesadas.
A mensagem informa que "bombeiros" vão fiscalizar as instalação do estabelecimento até uma determinada data e que a empresa terá um prazo específico para ajustar as normas de combate a incêndio. A nota não informa se o objetivo dos golpistas é cobrar pela execução prévia desses serviços ou alguma outra forma de obter dinheiro junto ao empresário.
A corporação informa que "o setor de fiscalização do Corpo de Bombeiros não realiza notificações sobre visitas ou inspeções por e-mail ou redes sociais. Toda comunicação oficial é feita por meios formais e com a devida documentação e identificação". Qualquer dúvida, basta ligar para o telefone (14) 3401-2440.
Como é feita a fiscalização
Segundo os Bombeiros, as fiscalizações são realizadas pessoalmente, através de um militar fardado, identificado e munido de ordem de fiscalização específica para a edificação ou a área de risco.
"Caso haja alguma pendência ou irregularidade, o processo é formalizado com documentos oficiais sendo notificado primeiramente com 'Advertência Escrita', não sendo aplicado nenhuma cobrança ou imposição pecuniária no local diretamente ao militar do Estado", diz a nota.
Qualquer multa só é aplicada "decorrido o prazo definido para correção das irregularidades na sanção de advertência escrita ou no requerimento de prorrogação de prazo, persistir o descumprimento da legislação de Segurança Contra Incêndio e Emergências do Estado de São Paulo. O recolhimento da multa imposta será através de Documento de Arrecadação de Receita Estadual (DARE) emitida somente nos links contidos nos documentos oficiais entregues ao acompanhante".
O 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros informou que está tentando identificar esses golpistas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





