O Comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, responsável por Marília e Região, Tenente Coronel Miguel Ângelo Minozzi, alerta que no período de carnaval ocorre grande o número de acidentes envolvendo quedas, afogamentos e acidentes de trânsito, sendo que o grande responsável por estas ocorrências é o comportamento do folião.
Iniciativas simples podem evitar grandes tragédias e a primeira delas é controlar a quantidade de ingestão de bebida alcoólica. Outra orientação para quem vai aproveitar o feriado prolongado para viajar é que redobrem a atenção nas rodovias e façam a revisão do veículo, respeite o limite de velocidade, não dirija com sono e em caso de chuva redobre a atenção, diminua a velocidade e se for necessário parar faça-o em local seguro, acionando o pisca alerta de seu veículo. Confira outras dicas:
DICAS AO SAIR DE CASA: Verifique sempre se o botijão de gás está fechado, e os aparelhos elétricos desligados, com o cabo fora da tomada. Verifique também se todas as portas e janelas estão bem trancadas.
NO LOCAL DO EVENTO: Evite usar fogos de artifícios, acessar lugares altos, usar fantasias com partes pontiagudas. Não toque ou puxe fios elétricos, e se avistar um tumulto, não se aproxime. Se você for levar crianças ao evento, coloque nela uma identificação com nome e número de telefone. Nunca entre na água após as refeições, e não deixe crianças pequenas brincarem sozinhas na praia, rios, lagos ou piscinas;
Se for acampar, escolha lugares limpos e regulares, e evite contato com plantas desconhecidas. Não utilize álcool combustível para acender churrasqueiras e fogueiras, e não deixe crianças sozinhas perto do fogo. A exposição excessiva ao sol pode causar sérios danos a saúde, como desidratações e até mesmo câncer de pele. Use filtro solar adequado;
EM CASO DE ACIDENTE: Mantenha a calma e solicite ajuda via 190, 192 ou 193. Sinalize o local e evite outros acidentes. É importante não executar os primeiros socorros se você não for treinado, isso pode piorar a situação.
EM CASO DE EMERGÊNCIA: Mantenha a calma, passe o endereço da emergência com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência. Confie e responda às perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros.
O serviço 193 destina-se a emergências.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288








