O cargueiro russo Progress M-27M está com as horas contadas e deverá cair na Terra na noite de sexta-feira. Alguns sites não especializados afirmam que a nave já teria reentrado na atmosfera, mas essa informação não foi confirmada.
De acordo com o Satview.org, a nave deve se romper entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com a data centrada as 20h01 BRT (Horário de Brasília) de sexta-feira, quando o cargueiro estiver a 130 km de altitude, acima do extremo sul do continente africano.
Os cálculos mostram que a Progress está caindo rapidamente e está agora em uma orbita elíptica.
Ao penetrar na atmosfera, a maior parte da massa da Progress será consumida em uma gigantesca bola composta de inúmeros fragmentos incandescentes menores. No entanto, é possível que peças maiores resistam ao calor e cheguem à superfície intactas.
Pode cair no Brasil?
Sim, a Progress M-27M pode cair em nosso país.
Devido à inclinação da órbita, a Progress pode cair em qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou sul equador. Isso exclui as regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica. Por outro lado, inclui a parte mais populosa do planeta.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





