Só em Marília mais de 42 mil eleitores corriam o risco de ficar sem votar no mês de outubro.
Uma boa notícia mais cerca de 42.300 eleitores de Marília e outros milhares em todo o Brasil. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, uma resolução que suspende, para as Eleições Gerais de 2022, os efeitos dos cancelamentos de títulos eleitorais decorrentes de revisão do eleitorado.
Com a decisão, eleitoras e eleitores que estejam nesta situação poderão votar normalmente no pleito de outubro. O Plenário acolheu a proposta devido à pandemia de covid-19 que ainda perdura no país, entre outros motivos.
Segundo a resolução aprovada, os títulos reabilitados para voto em razão da medida voltarão à condição de cancelados quando o cadastro eleitoral for reaberto, após as eleições deste ano.

Plenário do TSE que suspendeu o cancelamento dos títulos
Segundo o TSE "preciso prestigiar o princípio da igualdade de tratamento, que foi aplicado às eleitoras e aos eleitores em situação idêntica no pleito de 2020. Isso porque medida similar já havia sido adotada pelo Tribunal em abril daquele ano, um mês após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia de covid-19".
Títulos pela internet
Por outro lado o Cartório Eleitoral de Marília procurou divulgar a importância dos eleitores buscarem, via internet, todos os demais procedimentos que até então só poderiam ser feitos presencialmente.
Assim sendo, até o dia 4 de maio é possível tirar o título de eleitor, pedir segunda via ou até mesmo fazer a transferência de domicílio eleitoral via online, isto é, sem a necessidade de ir ao Cartório.
Até agora, só em Marília cerca de 4.500 eleitores já utilizaram esse sistema.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





