Black Friday: Como fugir das armadilhas das super promoções

Compartilhe:




Nesta sexta (25) acontece a edição 2022 da Black Friday. Para os consumidores trata-se de uma ótima oportunidade para comprar barato, enquanto que para os varejistas o evento representa uma grande chance de limpar estoques para receber os produtos para vendas de Natal.

Os consumidores devem ficar atentos para não ter uma grande dor de cabeça. Veja algumas dicas dos especialistas:

1- Sites falsos: O consumidor deve verificar o CNPJ do site no qual deseja comprar, junto à Receita Federal. Também vale verificar o endereço da empresa nos sites de buscas.

2- Boletos falsificados: Muitas vezes o site escolhido é confiável, porém o consumidor pode ser vítima da fraude de boletos bancários.

3- Selo de segurança: Antes de efetuar compra, o consumidor deve verificar se o site possui no final da página um selo de segurança. Este selo é fornecido por empresas de segurança da informação, que certificam que o site está blindado a fraudes.

4- Cuidado com os cartões de crédito e débito: Alguns bancos possuem um serviço de alerta para compras com cartão de crédito, que pode ser útil para o consumidor. Essa ferramenta é ideal para o consumidor, pois ele fica sabendo em tempo real se o cartão está sendo usado sem seu consentimento e autorização.

5- Promoção real ou “maquiada”?: Muitos estabelecimentos aumentam os preços dos produtos nas semanas que antecedem o Black Friday, para dar a falsa ilusão que o produto possui um grande desconto.

6- Troca ou devolução de produtos: - Nestes casos o consumidor tem até sete dias, contados da data da entrega, para trocar ou devolver o produto.

7- Garantia: O consumidor possui garantia legal de 90 dias para reclamar de vício dos produtos, como por exemplo, produto que parou de funcionar. 

8- Compras em lojas físicas: Caso o consumidor opte por comprar presencialmente nos estabelecimentos comerciais é aconselhável que ele teste os produtos antes de levar para sua residência, para evitar qualquer problema.

9- Orientações claras: Tudo que é ofertado ao consumidor, deve ser informado de forma clara e adequada.

10- Exija nota fiscal: A nota fiscal é o comprovante de compra e a forma de obter os direitos em caso de problemas. O consumidor deve sempre exigir a nota fiscal e a garantia dos produtos.

PROCON/MARILIA: Fone 3401-2466 ou Avenida das Indústrias, nº 294.

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.