A Biblioteca Municipal de Garlça foi selecionada com dois projetos que serão apresentados no Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. A cidade foi a única que obteve duas seleções, com os projetos “De onde você vem?”, na modalidade pôster digital, e “Oficinas Itinerantes: Experimentos Teatrais”, na modalidade de painéis.
Foram apresentadas mais de 93 experiências inspiradoras realizadas em muitas bibliotecas brasileiras e Garça obteve a seleção em dois projetos. No dia 23 de outubro será apresentado o projeto “De onde você vem?”. Trata-se de uma iniciativa simples, elaborada pela secretária da Cultura, Susy Mey Truzzi, que tem por objetivo estimular os indicadores culturais relativos a extensão da biblioteca em nossa comunidade.
No dia 24 de outubro será apresentado o projeto “Oficinas Itinerantes: Experimentos Teatrais”, que foi desenvolvido no Espaço Cultural “Maria Josefa Aguilar Zimiani”, no distrito de Jafa, com intuito de difundir ações culturais e estimular a leitura por meio da expressividade e criatividade. O trabalho tema orientação e coordenação da diretora de Cultura de Garça, Carla Fernanda, e Katya Magaly, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Psicopedagoga Institucional.
A leitura neste projeto foi atrelada a ludicidade e ao fazer teatral, considerando que ludicidade faz uma interface com o teatro, configurando uma válida estratégia para facilitar a leitura do texto literário.
Deste modo, dinâmicas, exercícios de dramatizações, leituras e interpretações foram desenvolvidas para um grupo de adolescentes de 11 a 15 anos, durante o primeiro semestre, com encontros semanais com duração de duas horas, que resultou na elaboração e construção de um curta-metragem, baseado na crônica “Gente”, de Elsie Lessa, extraída do livro: “As cem melhores crônicas brasileiras”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





