Por causa das baixas temperaturas é comum as pessoas “esquecerem” de tomar água durante o inverno. A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e as atividades físicas. Mas especialistas afirmam que não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer problemas para a saúde.
Os médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia. Essa quantidade, em média, é o gasto por uma pessoa adulta durante o dia, seja fazendo a digestão, no suor, na urina ou alguma outra atividade.
Água ajuda na digestão, mantém a pele hidratada e evita doenças renais. Muitas pessoas costumam trocar no inverno a água mineral por bebidas quentes, como café, chá, cappuccino, chocolate quente. A água não pode ser substituída nunca por outro tipo de bebida. Ela tem suas funções muito bem definidas.
As bebidas quentes até ajudam a manter o corpo quente, mas só a água traz os benefícios da hidratação.
O importante é manter a hidratação no inverno, porque, mesmo que em tese a gente transpira menos no inverno, o nosso corpo gasta água durante outras funções.
Uma dica importante é beber água de hora em hora e não apenas quando sentir sede. A sede já é um sintoma de desidratação, é um aviso.
Quem tem problema renal, por exemplo, sabe que é preciso muita atenção nesta época do ano, porque no inverno muita gente deixa de beber água, um fator importante que ajuda a combater este tipo de doença.

Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





