Aviões "riscando" o céu, deixando rastros de fumaça branca (um fenómeno de condensação do vapor de água, conhecido como "contrail") é um fenômeno comum. Mas, nesta segunda-feira (dia 26) o que chamou a atenção de muitos internautas foi que muitas aeronaves estavam fazendo essa manobra em círculos.
O Visão Notícias recebeu muitas fotos e vídeos de pessoas perguntando o que estaria ocorrendo. Surgiram especulações de que poderia estar ocorrendo alguma movimentação anormal no aeroporto internacional de Guarulhos (Marília é rota dessas aeronaves que vem de outros países).
Havia suspeita de que o problema seria um forte nevoeiro que estaria impedindo o pouso de aeronaves, o que chegou a ser detectado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura da capital e poderia levar ao desvio desse aviões.
Todavia nada foi confirmado. De qualquer maneira, estes rastros criaram um espetáculo diferente.
O que é isso?
Um avião sobrevoando em círculos, muitas vezes, é uma manobra de segurança para queimar combustível. Isso é feito para reduzir o peso da aeronave, especialmente quando há uma necessidade de pouso não planejado ou quando há um problema técnico. Em alguns casos, também pode ser para testar ou calibrar equipamentos de navegação em aeroportos.
Embora não seja o caso da sobrevoação em círculos, é importante notar que turbulências são alterações no ar que podem causar sacudidas no avião, mas não são perigosas para a aeronave em si. Os aviões também podem voar em traços curvos devido à rota mais curta em uma esfera, que é a forma mais eficiente de viajar.
Confira vídeo enviado pelo internauta Renato Fermino:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





