Austrália iguala salários de seleções masculina e feminina

Compartilhe:




As jogadoras da seleção feminina de futebol da Austrália vão receber o mesmo salário que seus colegas homens. O acordo foi divulgado de forma oficial pela Federação de Futebol da Austrália (FFA, na sigla em inglês). Elas também terão as mesmas condições de trabalho - viajarão somente de classe executiva para as partidas, por exemplo.

A FFA destina 24% de sua receita comercial (dinheiro advindo de direitos televisivos, vendas de ingressos ou produtos, etc) aos atletas, e agora metade ficará com o time masculino e metade com o feminino, não importando qual arrecade mais. O mesmo vale para as premiações de torneios. A conquista das atletas foi assegurada em uma convenção coletiva assinada hoje que durará pelos próximos quatro anos.

"O futebol é o esporte de todo mundo e esta nova convenção coletiva constitui um passo a mais em direção a adoção de valores de paridade, integração e igualdade de chances", afirmou Chris Nikou, presidente da FFA.

A decisão foi aplaudida pelas jogadoras, como a meio-campista Elise Kellond-Knight, que afirmou ser a realização de um sonho, em entrevista à agência RFI, e pelos membros do time masculino, como o capitão Mark Milligan, para quem as mulheres obtiveram o que merecem. Segundo o diretor-geral da FFA, David Gallop, a igualdade de pagamentos foi possível porque os atletas homens aceitaram dividir a renda com as mulheres.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.