Ranking nacional divulgado pelo Instituto de Longevidade (IDL) avaliou dados 23 indicadores econômicos, socioambientais e de saúde: Marília obteve 3 notas máximas
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília comemoram o reposicionamento da cidade no ranking do Instituto de Longevidade (IDL), que analisa indicadores econômicos, socioambientais e de saúde dos 5.565 municípios brasileiros.
A edição de 2023 ampliou o número de indicadores, num total de 7 aspectos econômicos, 6 aspectos socioambientais e 10 aspectos de saúde. Com três notas máximas (100) e a maioria acima da média, Marília é a 6ª Melhor Cidade Grande do Sudeste e a 10ª Melhor Cidade Grande do Brasil em qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos.

O ranking é organizado a partir de dados econômicos, socioambientais e de Saúde coletados de fontes oficiais relacionadas à população com mais de 60 anos, conhecida como ‘Melhor Idade’. Os dados coletados são avaliados e classificados de 10 a 100, para fins de ranqueamento.
Marília teve nota máxima em três pontos, demonstrando que a rede municipal de atenção primária, formada por 54 unidades e equipes de saúde, centros de especialidades e pronto-socorros, que deram a nota máxima no indicador “estabelecimentos de saúde”, são um dos melhores do Brasil.
Atenção primária
Mais que isso, apontou nota máxima aos profissionais da saúde, que na Atenção Primária oferecida à população existem profissionais capacitados para o serviço.
O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou que o Município ainda possui uma Atenção Especial para a Terceira Idade, com diversos programas, ações e atividades em toda a cidade, que corroboram com o título recebido, de melhor cidade para se envelhecer.
A enfermeira Fabiana Fernandes dos Santos, responsável pela equipe técnica da Saúde do Adulto, contou que o município oferece atenção especial caso-a-caso para pacientes idosos, com atenção multidisciplinar, para analisar não só as carências de saúde, mas as sócio-culturais e familiares, para enquadrar quais benefícios e programas serão oferecidos.
Fabiana dos Santos observou que, além dessa atenção primária diferenciada, as unidades oferecem grupos de atividade, de passeio, de artesanato, Programa Remédio em Casa (leva o medicamento para quem tem dificuldade de locomoção).
Serviço Social
A enfermeira Luana Fernanda Aparecida Pinto Brandão, responsável pelo Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde, detalhou os aspectos sociais complementares ao paciente idoso, como destacado pela Saúde do Adulto.
A Atenção ao Idoso vai além da Secretaria Municipal da Saúde, envolve outras pastas, como a Assistência e Desenvolvimento Social, com suas ações e atividades nos Centros de Referência (Cras), a dos Direitos Humanos, com serviços e apoios ao idoso, inclusive com Disque Denúncia, da Educação, entre outras Secretarias da Prefeitura de Marília.
O terceiro setor (não governamental), associações e universidades contribuem para amparar a longevidade do mariliense.
Prefeito Daniel destaca trabalho
Para o prefeito Daniel Alonso o reconhecimento nacional sobre a qualidade dos serviços públicos essenciais garantidos pela Prefeitura Municipal de Marília a população comprova a eficiência da gestão e do trabalho desenvolvido desde o início de seu primeiro mandato.
“A cada dia trabalhamos intensamente para que o legado de nosso trabalho continue transformando vidas, melhorando a vida das famílias e projetando Marília para o crescimento pleno”, garantiu Daniel Alonso.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





