A Prefeitura de Marília, em mais uma parceria com o Governo o Estado de São Paulo, entregou nesta sexta-feira (10), 28 unidades habitacionais do programa Vida Longa, localizado no Residencial “Isaias Antônio Marroni”, localizado no Jardim Califórnia. O conjunto habitacional é voltado às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
O condomínio é um projeto social que possui uma área de 5 mil metros quadrados. Cada unidade conta com 26 metros quadrados com piso antiderrapante. Os imóveis são mobiliados e também possuem botão de emergência. Além das unidades individuais, há espaços comunitários, como centro de convivência, academia ao ar livre e horta elevada.
Tudo foi pensado para que as pessoas tenham vida longa com qualidade. O núcleo contará com permanente acompanhamento social visando atender às necessidades e promover bem estar dos idosos.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, seu governo está tendo a coragem de fazer o que é certo com apoio da Câmara, do vice-prefeito Rogerinho e de seu time de secretários. “Encontramos a cidade abandonada, com problemas em todas as áreas, mas estamos trabalhando para fazer o que é certo e não o que é mais fácil”.
Ainda de acordo com o prefeito, esse residencial não é um privilégio, é um direitos dos idosos em vulnerabilidade de terem um espaço cuidado com dignidade e muito amor. “Retribuímos aos idosos tudo que fizeram pela cidade ao longo da vida. E tudo isso aconteceu porque temos um grande parceiro que é o governador Tarcísio”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.
Ainda segundo o prefeito, a credibilidade de seu governo trará mais investimentos e projetos para Marília:
“Nosso governo foi eleito para cuidar das pessoas, e é isso que estamos fazendo. Cuidando das crianças com merenda de qualidade, uniformes e zera fila creche; cuidando da saúde com a reforma das unidades e o zera fila; e cuidando dos idosos com mais esse projeto social. O Governo do Estado é nosso parceiro, e com a credibilidade que temos, vamos conquistar muito mais para nossa cidade”.
De acordo com o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, que representou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, esse é o dia que muda a vida de muitas pessoas com novo ciclo de dignidade e vida longa:
“O responsável por essa obra é o governador Tarcísio de Freitas. A Prefeitura de Marília é nossa grande parceira, e agradecemos o prefeito Vinicius Camarinha pelo apoio e pelo cuidado que terá nesse condomínio daqui em diante”.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, esse é um momento muito feliz de Marília:
“Esse é um serviço que vai prestar atendimento excepcional aos idosos. O prefeito Vinicius Camarinha assumiu a cidade com muitos problemas, mas em 9 meses já está resolvendo muitas questões, pois p prefeito tem trabalhado muito. Você conhece um bom governo quando cuida das crianças, dos idosos e dos enfermos”.
Representando todos os idosos que serão atendidos pelo Programa Vida Longa, as autoridades entregaram as chaves das unidades habitacionais a Iracema e Benedito; José de Paula; Maria Fátima de Paula Miranda; Roberto Antonio de Souza; Maria Luiza de Jesus e José Alves.
Estiveram presentes familiares de “Isaias Antônio Marroni”, que dá nome ao residencial. Na ocasião, o irmão de Isaías, Sergio Carlos Marroni, a sobrinha Eliana e a cunhada Marcolina representaram a família e receberam uma réplica da placa inaugural como forma de homenagem.
Após a fala das autoridades e a homenagem à família de Isaias Marroni, foi feito o descerramento da placa de inauguração pelo prefeito Vinicius Camarinha e demais autoridades presentes. Na sequência, foram conhecer a cada da dona Clarice Pereira.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, esclareceu que o Programa Vida Longa tem como principal objetivo oferecer moradia gratuita e assistida a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, acima dos 60 anos, que ainda mantenham autonomia para as atividades diárias e cuja renda não ultrapasse dois salários mínimos. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Tadeu Consoni, o investimento para implantação do programa é do Estado.
Sobre as moradias
O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar ambiente agradável, e o Centro de Convivência garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social.
As casas possuem cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. São dotadas de itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Os imóveis já são mobiliados.
Cada unidade contempla até duas pessoas (casal), sendo que poderão ser atendido um total de 56 idosos.
Sobre o programa Vida Longa
O programa é destinado a pessoas idosas, acima de 60 anos de idade, que vivem sozinhas ou com vínculo familiar fragilizado, em situação de vulnerabilidade e risco social. Elas não pagarão aluguel, nem água e energia elétrica. Os mobiliários foram comprados pelo Estado.
A gestão e a coordenação do espaço são de competência da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O equipamento passa a integrar a rede socioassistencial do município, com a oferta do Serviço de Acolhimento Institucional em República para Pessoas Idosas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288