Os dias de chuva são uma verdadeira prova de fogo para muitos motociclistas, principalmente para aqueles que utilizam a moto como instrumento de trabalho, para locomoção diária e que não podem substituí-la, por exemplo, por um carro. É nesse período que os acidentes costumam ser bastante frequentes, como tombos e colisões traseiras.
Em momentos de chuva, antes de pegar a estrada, é importante checar a situação e avaliar se a saída é imprescindível naquele momento. Se for, o primeiro cuidado é saber se as condições da moto estão em dia.
O perigo se dá porque um veículo de duas rodas depende do equilíbrio para se movimentar. Além disso, o contato entre a moto e asfalto é bastante reduzido em razão da pequena largura dos pneus.
Fique sempre atento a alguns detalhes que podem ajudar a evitar acidentes em períodos de chuva:
- Roupas claras: Ser visto entre carros e caminhões é importante para evitar colisões. Acessórios como coletes refletivos ajudam muito nessa hora.
- Viseiras novas: Viseira velha, geralmente riscada, prejudica a visibilidade durante a chuva. Troque-a sempre com frequência.
- Manutenção: Faça revisões frequentes nos freios, no sistema de iluminação e nos pneus.
- Tranquilidade: Principalmente sob chuva, reduza a velocidade.
- Frenagem: O importante é saber distribuir a frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aplicando uma força mais moderada para evitar tombos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





