A formação resgatando o aspecto humano do desenho e a sensibilização do espaço estão no cerne da formação estabelecida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo
do campus da Faip-Faef de Marília. Com duração de cinco anos, a faculdade congrega estudantes universitários de perfil diversificado, o que transformam as aulas enriquecedoras e abrangentes. As inscrições para o próximo vestibular estão abertas. Mais informações, clique AQUI.
Curso é um dos destaques da FAIP/FAEF
“Temos estudantes universitários que acabaram de concluir o Ensino Médio e se identificaram com a Arquitetura e o Urbanismo, também profissionais que atuam em outras áreas mas que sempre sonharam em ser arquitetos e até universitários que trabalham em setores da construção civil e da fabricação de móveis, mas que se identificam com o trabalho do arquiteto”, observou a professora Cássia Regina Dias Ribeiro, coordenadora do curso da Faip.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Cássia Regina comentou que as atuais ferramentas disponíveis para auxiliar o trabalho do arquiteto e urbanista são apresentadas aos universitários como instrumentos de apoio na prática do exercício profissional.
Estrutura da Faip-Faef de Marília
“A criação, toda a transformação daquele espaço no aproveitamento que as pessoas necessitam, esta é uma atividade exclusiva do arquiteto. Será ele o profissional responsável para fazer toda a tradução do espaço, sensibilizando o ambiente conforme a necessidade das pessoas”, disse.
Os recursos arquitetônicos para as intervenções dos espaços alimentam as aulas do curso, um dos mais novos do campus da Faip-Faef de Marília.
CONHECIMENTO - Logo no primeiro termo, os acadêmicos conhecem o processo histórico do desenvolvimento da arquitetura por meio do apuramento das
percepções cognitivas e das técnicas de expressão representativas feitas à mão livre. É por isso que no laboratório de desenho técnico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faip estão expostas maquetes produzidas pelos universitários em que retratam várias etapas da história da arquitetura.
São reproduções em escalas menores de obras de grandes arquitetos brasileiros e até mesmo todo um sistema de aqueduto da Roma antiga. “Desenvolvemos também projetos paralelos e um deles, realizado em conjunto com os estudantes da Engenharia Civil, repensou a ocupação urbana no entorno do campus da Faip”, comentou a professora coordenadora.
ATIVIDADES PRÁTICAS
Acadêmicos projetaram novas intervenções nas imediações da faculdade, inclusive ouvindo as reivindicações urbanas dos moradores do bairro. “Os estudantes foram a campo e realizaram esta conexão com a cidade. Outro projeto semelhante foi desenvolvido com associação de moradores para repensar as condições urbanas de dois bairros próximos”, enfatizou.
Especificamente neste projeto de extensão realizado em parceria com a associação de moradores dos bairros Parque das Nações e Jardim Primavera, após consulta e levantamento, os universitários de Arquitetura e Urbanismo da Faip-Faef identificaram que as famílias reivindicavam mais sistema de lazer e melhor iluminação pública.
“Os desafios da mobilidade urbana são discutidos com os estudantes e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faip estimula a iniciação e a prática da pesquisa científica”, concluiu.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288






