Com previsão de chuva para domingo, Justiça Eleitoral conta com 65 baterias de reserva para evitar interrupções na votação em caso de falta de energia
Depois dos problemas provocados pelo temporal no primeiro turno das eleições (em 4 de outubro), a Justiça Eleitoral de Marília informou que o estoque de baterias deve ser suficiente para garantir o funcionamento das urnas eletrônicas durante a votação deste domingo (25).
Ao todo, 65 baterias estarão disponíveis para situações de emergência. Desse total, 50 foram adquiridas para estas eleições e outras 15 já faziam parte do estoque utilizado em pleitos anteriores.
Com o temporal, muitas seções ficaram às escuras. Mas, votação não foi interrompida.
A preocupação se justifica pela previsão de chuva para Marília e região, segundo o IPMET/Bauru. No primeiro turno, o forte temporal deixou boa parte da cidade sem energia elétrica e chegou a provocar interrupções na votação em algumas seções eleitorais.
Urnas podem funcionar mesmo sem energia elétrica
Uma eventual queda no fornecimento de energia não significa que as urnas eletrônicas deixarão imediatamente de funcionar. Embora sejam normalmente alimentados pela rede elétrica, os equipamentos possuem baterias internas recarregáveis, que permitem a continuidade da votação durante uma interrupção no fornecimento.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a autonomia dessas baterias é de aproximadamente 12 horas de funcionamento contínuo. Em situações de emergência, também podem ser utilizadas baterias externas (foto), ampliando as alternativas para manter os equipamentos em operação.
Em Marília, no primeiro turno, a Justiça Eleitoral precisou distribuir baterias de reserva aos locais de votação afetados pela falta de energia. Para domingo, a expectativa é de que o estoque disponível seja suficiente para atender a eventuais necessidades.
“Todas estão bem carregadas”, garantiu um funcionário da Justiça Eleitoral de Marília. A votação do segundo turno será realizada neste domingo (25), das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online







