Depois de 44 dias desaparecido, o ex-maratonista olímpico Daniel Ferreira do Nascimento, de 28 anos, (conhecido como Danielzinho) foi encontrado com vida neste fim de semana na zona Leste de São Paulo. O reencontro com a família colocou fim a semanas de angústia, mas revelou o drama vivido pelo atleta desde que foi suspenso das competições por doping.
Segundo familiares, Daniel contou que deixou Paraguaçu Paulista (a 80 km de Marília) no dia 19 de junho e, segundo ele mesmo conta, percorreu a pé aproximadamente 370 quilômetros de Ourinhos até a capital paulista, alimentando-se principalmente de laranjas e cana-de-açúcar encontradas pelo caminho, além de água que pedia em postos de combustíveis.
O ex-atleta foi reconhecido por um pedestre no bairro do Belenzinho, que acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Após a confirmação da identidade, ele foi encaminhado a uma delegacia, onde reencontrou familiares que seguiam mobilizados desde o desaparecimento.
Suspensão por doping mudou sua vida
Daniel representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e foi um dos principais nomes da maratona nacional. Em 2022, estabeleceu o recorde sul-americano da prova. A carreira, no entanto, sofreu uma reviravolta após a suspensão por doping, em 2024.
Em 4 de julho de 2024, Danielzinho foi submetido a um teste surpresa fora de competição pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Ele testou positivo para três esteroides anabolizantes proibidos pela Agência Mundial Antidoping (WADA), substâncias que têm a função de acelerar a recuperação muscular, aumentar a força e a potência física.
Danielzinho era o único maratonista brasileiro que havia conquistado o índice olímpico para correr a maratona em Paris. Por conta do resultado, ficou oficialmente fora dos Jogos.
Com essa decisão final anunciada pela Unidade de Integridade do Atletismo (órgão concluiu que houve uso intencional de múltiplos anabolizantes), Danielzinho está proibido de disputar competições oficiais até julho de 2029.
Desde então, voltou a morar com a mãe em Paraguaçu Paulista. Segundo a família, passou a enfrentar problemas de saúde mental e demonstrava dificuldades para aceitar o afastamento das competições, embora ainda mantivesse o hábito de correr sempre que possível.
Reencontro emocionante
O reencontro foi recebido com alívio por familiares e amigos. Agora, a expectativa é que Daniel receba acompanhamento médico e psicológico para enfrentar esse novo momento da vida.
O renomado fotógrafo esportivo brasileiro, Tião Moreira, que atua há mais de 40 anos registrando o atletismo nacional, esteve presente no momento em que o atleta se reencontrou com a mãe no 30º Distrito Policial.
Ele registrou em vídeo o depoimento do maratonista, que acalmou os fãs dizendo que agora está tranquilo e focado em se cuidar para, futuramente, tentar dar a volta por cima no esporte.
Confira vídeo editado:

Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online








