Neta mais velha do imperador Akihito, a princesa quebrou protocolos e falou dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Ela cumpriu agenda oficial na cidade.
Após 60 anos, Marília recebeu novamente neste domingo a visita oficial de um representante da família imperial japonesa. Trata-se da Princesa do Japão Mako, acompanhada de comitiva. Ela recebeu homenagens, acompanhou apresentações artísticas e plantou um ipê da cor amarela, que hoje é símbolo da cidade de Marília.
Todas as fotos da visita, clique AQUI.
A princesa Mako, de 26 anos, neta mais velha do imperador Akihito e da imperatriz Michiko, chegou à cidade às 14h30 vinda em um voo comercial, seguindo para o Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, onde foi recepcionada pelo prefeito Daniel Alonso e demais autoridades. Cerca de 600 pessoas acompanharam a visita, organizada por voluntários do Consulado Japonês, Nikkey, Câmara e Prefeitura.
Prefeito Daniel cumprimenta a princesa Mako
No discurso, o prefeito Daniel Alonso falou sobre a data das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
“Hoje é um dia de muita alegria por lembrarmos de uma história de pioneiros que acreditaram no nosso Brasil, na nossa região e especialmente na nossa querida cidade de Marília. E deixaram um legado de humanidade, repletos de sonhos, esperança, de muita dedicação, engajamento e empenho e também de lágrimas e suor. O Brasil deve muito à cultura japonesa, melhorou muito o nosso país da chegada dos imigrantes”, disse.
O chefe do executivo veio acompanhado da esposa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Alonso e parte da família.
O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e o Cônsul-Geral do Japão, Yasushi Noguchi também participaram do evento. Autoridades de Marília como o vice-prefeito Tato Ambrósio, o deputado Walter Ihoshi e o vereador Marcos Rezende.
DISCURSO DA PRINCESA
A Princesa Mako discursou no Teatro e agradeceu a recepção e saudou os imigrantes japoneses que este ano comemoram 110 anos da vinda para o Brasil.
“Estou muito feliz em vir para o Brasil e encontrar os senhores e senhoras a convite do governo brasileiro neste ano memorável em que comemoramos os 110 anos da imigração. O Brasil é um país pelo qual eu sempre senti amizade desde criança, apesar da longa distancia geográfica estou profundamente agradecida pelas palavras calorosas para a comunidade nipo brasileira que escutamos do senhor prefeito de Marília Daniel Alonso”, disse.
Ela falou ainda sobre a colônia japonesa em Marília. “Estou informada que a comunidade nipo de Marília teve início quando os japoneses vieram do Japão e colonizaram a cidade em meados de 1920 e que contribuíram para o desenvolvimento da região, especialmente na área de agricultura”, salientou.
APRESENTAÇÕES
Ainda no teatro, a Princesa Mako conferiu apresentações artísticas, como da Escola Modelo de Língua Japonesa do Nikkey, grupo de Taiko “Requios Eisá Taiko” da Associação Esportiva e Cultural Okinawa; Grupo Infantil “Komodokai” da Igreja Seicho-No-Iê de Marília; Grupo de Taiko “Hibiki Wadaiko (também do Nikkey) e apresentação da Tenrikyo Koteki Band da Regional de Bauru e Paulista.
Princesa faz o plantio da muda de ipê, no Paço Municipal
Depois, a Princesa Mako se dirigiu ao Paço Municipal, onde conferiu o monumento e o ipê plantado pelo seu descendente quando se comemorou a época, 50 anos da imigração no Brasil, plantou um ipê e descerrou uma placa comemorativa do evento em alusão aos 110 anos da imigração japonesa.
Houve também uma quebra de protocolo: a princesa fez questão de cumprimentar as pessoas que a recepcionava, chegando a voltar ao corredor por algumas vezes para cumprimentar mais pessoas que havia deixado para trás, a maioria japoneses ou descendentes, que ficaram emocionados com o gesto humilde da princesa em saudar a todos com um aperto de mão.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





