O projeto piloto que o Governo do Estado anunciou nesta semana para desenvolver em algumas regiões é o mesmo que vem sendo realizado desde março no início da pandemia pela cidade de Marília. A informação foi divulgada durante a 17ª Reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Dentre as ações está o inquérito epidemiológico realizado pela Vigilância Epidemiológica que testa todas as pessoas ao redor da pessoa infectada e até mesmo os colegas de trabalho.
“Desde o primeiro caso na cidade nós estamos realizando essa ação, a regra desde o início foi monitorar 100% os nossos infectados para controlar a doença, esse é um dos motivos para o nosso baixo índice da doença”, disse Daniel Alonso.
Participantes da reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19
Outra ação de destaque foi referenciar unidades de saúde para atendimento especifico do coronavírus. Cerca de 12 equipes de saúde estão espalhadas por todas as regiões de Marília e ficam durante todo o dia de plantão aguardando possíveis vítima da covid-19. Desde o início da pandemia, Marília já realizou 5.898 testes.
Para os que não conseguem chegar até o posto de saúde, Marília criou a estratégia de casa a casa, onde equipes da secretaria da saúde vão até os bairros mais vulneráveis e aplicam os testes de coronavirus e ainda vacinam a população contra a influenza. Segundo a secretaria, a ação de drive thru adotada por outros municípios não foi realizada em Marília, porque ela prioriza quem tem acesso a condições para se locomover.
Ainda na reunião do comitê, o Prefeito Daniel Alonso informou que na próxima semana, mais 100 fiscais educativos estarão nas ruas de Marília, ao todo, serão mais de 200 pessoas por todas as regiões de Marília orientando a população no combate ao coronavirus.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288