O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou relativa estabilidade em outubro, com variação de -0,01%. No acumulado de janeiro a outubro, houve elevação de 8,28% e, em 12 meses, a alta nos preços atingiu 12,50%.
Em comparação com 2015, a inflação em 12 meses em outubro de 2015 foi de 8,77%, mantendo sua trajetória de alta de maneira persistente. Já em outubro, houve queda relevante considerando os 12 meses anteriores, quando comparado com setembro, em que o IPS registrava 13,62%.
Conforme explicou o economista Rodrigo Mariano, neste mês a variação do Índice se deve novamente à queda nos preços do feijão e do leite. Há também uma redução nos preços de frutas, legumes e verduras, com variação de -1,72%.
“A perspectiva para novembro e dezembro é de ligeira desaceleração nos preços para diversas categorias. Até o fim de 2016 deve haver uma desaceleração no indicador geral de preços, o que tende a contribuir para que o IPS em 2016 fique em torno de 12%”, projeta o economista da APAS, Rodrigo Mariano.
A evolução dos preços ao longo dos anos aponta uma elevação mais moderada no setor supermercadista, diante de sua característica de concorrência, em que os ganhos de eficiência e produtividade aliados às constantes negociações junto à indústria, possibilitam preços mais competitivos aos consumidores.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




