O atual momento econômico desencadeou uma inflação de 10,67% em 2015 segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), maior valor desde 2002. Já considerando o Índice de Preços dos Supermercados, a inflação atingiu 11,33% no ano.
É o segundo maior índice registrado em toda a série histórica, iniciada em julho de 1994.
Para a Associação Paulista de Supermercados, o descontrole da inflação foi reflexo do descaso da política econômica nos últimos anos. A situação é semelhante a 2002, em que o risco-país e o dólar dispararam pressionando a inflação, mas desta vez com um agravante: a dívida pública é muito superior e próxima à insustentabilidade, e o Banco Central do Brasil sinaliza a possibilidade de aumentar a taxas de juros para segurar a inflação.
A preocupação da APAS é que o Brasil repita a realidade da economia da Grécia, que não conseguiu sustentar a dívida pública, o que desencadearia problemas para a economia real, como o impacto em empregos e no consumo, pois a dívida pública brasileira é mais onerosa do que a grega. É necessário um papel protagonista do governo em realizar uma melhor gestão do orçamento público, além do combate efetivo à corrupção em todos os setores.
Em 2013, a região de Marilia foi responsável por 1,7% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,4 bilhão. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 9 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Marilia o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 431 milhões, o que equivale a 30% da região e 0,50% do faturamento de todo o estado de São Paulo
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




