A Anvisa analisou 41 suplementos de creatina disponíveis no mercado brasileiro, fabricados por 29 empresas. A avaliação, realizada em parceria com instituições estaduais, teve como objetivo verificar o teor de creatina, a adequação da rotulagem e a presença de materiais estranhos. Embora todos os produtos estivessem livres de contaminantes, 40 apresentaram erros em seus rótulos.
A maior falha encontrada foi a de rotulagem, incluindo alegações não autorizadas sobre propriedades do produto, informações nutricionais fora do padrão, e a falta de dados sobre frequências de consumo e número de porções.
Essas incorreções, embora não apresentem risco à saúde, podem levar a notificações aos fabricantes, que deverão corrigir as falhas conforme as regulamentações de rotulagem estabelecidas pela Anvisa.
Já a amostra do produto que foi reprovada no teor de creatina está em processo de apuração, e a marca não foi divulgada até o momento.
A análise também revelou que a creatina Creatine Monohydrate -100% pure, da Athletica Nutrition foi a única a passar em todos os testes, apresentando resultados satisfatórios.
Para que serve?
A creatina serve para aumentar a produção de energia nos músculos, melhorando o desempenho físico, especialmente em atividades de alta intensidade e curta duração.
Além disso, contribui para o ganho de massa muscular e a recuperação muscular.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





