Alunos do Projeto Guri passam por triagem

Organização em prol da saúde bucal realiza visitas simultâneas e inclui Marília
Compartilhe:




Nesta terça (28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem (desenvolvido pela organização Turma do Bem) realiza a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, levando cuidados e atendimento ao sorriso de milhares de jovens de 11 a 17 anos. Marília faz parte da programação.
 
A ação acontecerá simultaneamente em cerca de 300 munícipios do Brasil, além de outros países. Este ano, o Projeto Guri – programa de educação musical mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – adere, pela primeira vez, a essa iniciativa, em cinco cidades do interior: Adamantina, Dracena, Marília, Pirassununga e Presidente Prudente. 
 
Mais de 400 alunos do Guri passarão pela triagem dentro dos próprios polos de ensino. O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Quem passar pela triagem – exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem – será selecionado para realizar um tratamento gratuito até completar 18 anos. 
 
O Projeto Guri é parceiro da Turma do Bem desde 2012 e promove, em conjunto, triagens regulares em seus alunos em todo o interior e litoral do estado. Por este motivo, foram reunidos alguns de seus principais polos, que contam com jovens em situação de vulnerabilidade social, para participar da maior triagem do mundo. 
 
MARILIA - Parte dos alunos do polo de Marilia, por exemplo, já passaram por uma avaliação no mês passado e outra parte estará presente na ação do dia 28 de abril, desta vez no Espaço Cultural da cidade, que também atenderá a comunidade local.  Polos de ensino do Projeto Guri de Pederneira, Tupã, Assis, Rio Claro e Araraquara, entre outros, devem receber, ao longo dos próximos meses, as visitas dos dentistas do bem para novas triagens.
 
PROJETO GURI - Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. 
 
Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos, por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. 
 
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.