Alunos de ETEC da região desenvolvem canudo biodegradável e comestível

Compartilhe:




Iniciativa pode representar uma alternativa ao consumo dos produtos de plástico

Você já se imaginou usando um canudo biodegradável e comestível, em substituição ao produto de plástico? Pensando nisso, estudantes do curso técnico em Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, no município da região de Presidente Prudente, criaram e desenvolveram a novidade ecologicamente correta.

As atividades tiveram início na disciplina de Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir da preocupação dos alunos com a poluição ambiental. Desse modo, Alex Aparecido Vidotto, Aline Cristiane Molena e Ariane Guerra começaram o projeto que pode oferecer uma alternativa ao consumo de canudos de plástico.

Metodologia - A massa extraída do substrato da fruta representa a base para a confecção do produto. A tarefa inicial consiste em fazer a extração da polpa ou casca do fruto. Esse material é submetido ao aquecimento em temperatura capaz de extrair as moléculas constituintes do produto.

Em seguida, a solução obtida é filtrada e recebe um solvente adequado. O resultado é um precipitado contendo um grupo específico de polissacarídeo (carboidrato composto por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos, onde os mais comuns são os açúcares). Esse polissacarídeo, no entanto, pertence à classe das fibras. Na sequência, ele é seco em estufa até se transformar em um pó.  Isso tudo é obtido de modo natural.

No próximo passo, os estudantes acrescentam esse polissacarídeo à polpa da fruta, levam ao cozimento, despejam o material em uma superfície para, por fim, após quatro dias de “descanso”, enrolarem os canudos.

Segundo a orientadora Edelma Jacob, o produto desenvolvido, além de substituir o plástico, muito poluente ao ambiente, contribui para reduzir o desperdício de resíduos e, consequentemente, aumentar o aproveitamento das matérias-primas antes descartadas inadequadamente pela indústria de alimentos.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.