Alerta: sobrecarga na rede elétrica causa mais de 50% dos incêndios domésticos

Compartilhe:




Mais de 50% dos incêndios ocorridos em casas ou apartamentos, no ano passado, resultaram de sobrecarga no sistema elétrico.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2020, foram registrados no país 583 incêndios por sobrecarga, com 26 mortes. Desse total, 309 incêndios ocorreram em casas e apartamentos, resultando em 23 mortes.

O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, disse que uma das ações para reduzir o número de incêndios é efetuar uma revisão completa das instalações elétricas, porque a maioria dos incêndios é gerada por sobrecarga e curto-circuito.

Martinho explicou que, por uma regra geral, haveria dispositivos, como disjuntor e fusível, que teriam a função de controle. 

Falta de atenção

De acordo a entidade, normalmente o curto-circuito começa com a sobrecarga e é resultado da perda de isolamento dos fios. Com a temperatura muito elevada, o incêndio é muito mais rápido.

Muitas vezes moradores saem da residência e costumam deixar equipamentos ligados, por falta de atenção ou de cuidado, ainda mais agora no período de pandemia.

A recomendação é para que tanto residências quanto para empresas de qualquer porte, é preciso contratar um profissional habilitado e atualizado para fazer uma verificação completa das instalações elétricas. Da Agência Brasil.

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.