Índice é referente a ocupação de leitos de enfermaria, mas de UTI também teve aumento.
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou no final desta tarde que Marília voltou a apresentar indicador amarelo (acima de 50%) no que diz respeito a taxa de ocupação dos leitos SUS de enfermaria Covid. A preocupação é grande porque ocorre justamente no período de festas de Natal e Ano Novo, quando ocorrem mais aglomerações de pessoas.
Desde o mês passado Marília não apresentava um índice alarmante em relação a Covid-19. Pelo levantamento, a taxa média de ocupação (UTI e clínicos) dos leitos SUS está agora em 34,9%, sendo 50% em relação aos clínicos (dos 38 disponíveis, 19 estão ocupados), enquanto que dos leitos de UTI, são 11 ocupações de um total de 50 à disposição.
Com relação aos hospitais particulares, a situação é relativamente tranquila. A taxa de UTI está em 8,33%, enquanto que todos os leitos clínicos estão desocupados (taxa de 0%).
Alerta à população
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Jr. alertou a população sobre os riscos de proliferação da Covid-19 nesse período de fim de ano.
"Nossos cuidados deverão ser redobrados, uma vez que no ano passado, nesta mesma época festiva, houve um aumento considerável do número de casos graves e óbitos decorrentes de Covid".
Segundo ele, embora o momento é outro, pois grande parte da população está vacinada, "ainda há pessoas em atraso com o calendário vacinal, o que as torna vulneráveis à doença". Isso sem falar de um surto de gripe, já presente em três estados, cujos sintomas se assemelham aos do COVID.
Recomendações
As recomendações continuam: use Máscara, mantenha distanciamento, higienize as mãos constantemente com água e sabão e na falta deste álcool gel, evite locais com aglomerações. Na presença de sintomas gripais, procure um serviço de saúde, bem como para atualizar sua dose vacinal.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





