Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições do domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri.
Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos. Macri, 40,46%. O resultado garantia a vitória para o kirchnerista porque, na Argentina, o candidato vence no primeiro turno se obtiver mais do que 45% dos votos.
O presidente eleito ainda homenageou o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010 e que governou o país entre 2003 e 2007.
"Obrigado, Néstor, onde você esteja. Porque você semeou tudo isso que estamos vivendo."
Cristina Kirchner também comemorou a vitória. "Hoje Alberto é presidente de todos os argentinos e tem uma imensa tarefa e responsabilidade pela frente, uma tarefa ciclópica, que exigirá esforços inimagináveis, um país arrasado, muito além do marketing, uma tarefa muito difícil que exigirá a ajuda de todos argentinos, quem votou e quem também não votou", afirmou.
Em discurso a apoiadores, Macri concedeu a derrota e convidou Fernández para um diálogo durante café da manhã na Casa Rosada nesta segunda-feira.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





