Durante o Agosto Lilás, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília intensifica as ações de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar nas unidades de saúde.
Profissionais das UBSs e USFs estão sendo orientados para identificar possíveis sinais de violência e oferecer acolhimento humanizado, escuta qualificada, avaliação de risco e atendimento sigiloso.
Entre os sinais que podem despertar atenção estão lesões recorrentes, dores crônicas, ansiedade, depressão, insônia, faltas frequentes às consultas e comportamento excessivamente controlador do parceiro.
O município conta ainda com o SS-PREVIO (Núcleo de Prevenção e Cuidado à Pessoa em Situação de Violência), que monitora os casos e auxilia as equipes de saúde na articulação com outros serviços da rede de proteção.
Um ponto importante é que a mulher não precisa ter feito denúncia policial para receber atendimento. O objetivo da unidade de saúde é acolher, orientar e oferecer proteção, sempre preservando sua privacidade.

Salas Lilás
As unidades também estão implantando as Salas Lilás, espaços reservados para garantir atendimento individualizado e sigiloso, evitando exposição ou revitimização.
No dia 31 de agosto, novas Salas Lilás serão inauguradas nas USFs Vila Barros, Jânio Quadros, Vila Real, Cavallari e Liliana.
A programação do Agosto Lilás inclui ainda palestras e capacitações, orientações nas unidades de saúde, rodas de conversa e ações públicas de conscientização ao longo do mês.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online








