Afinal, o que é Spinner - a febre do momento?

O brinquedo foi anunciado para ajudar pessoas que têm dificuldade de concentração. Mas, não é tão novo assim.
Compartilhe:




Oficialmente é chamado de fidget spinner, mas todos conhecem mesmo por "hand spinner". Trata-se de um brinquedo giratório voltado originalmente para crianças e adolescentes que foi anunciado como algo que ajuda pessoas que tem dificuldade de se concentrar ou inquietas, ou até quem é diagnosticado com Transtorno de Atenção (TDA), autismo ou ansiedade.

Brinquedo se transformou na febre do momento.

O spinner agiria como um mecanismo de liberação de energia nervosa ou estresse. O brinquedo caiu nas graças dos brasileiros e até celebridades, como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, postam nas redes sociais interações com o brinquedo. Um exemplar básico do brinquedo contém dois ou três pinos com um rolamento no centro. O indivídio então segura o spinner pelo centro, enquanto o centro faz os pinos girarem.

Porém, se engana quem pensa que eles são novos. O brinquedo foi inventado em 1990 e retomaram a popularidade – aumentada pela internet – em 2017, quando foram repaginados.

Começou a ser utilizado por crianças durante atividades escolares, o que resultou na proibição do brinquedo em algumas instituições, sob o argumento de que ele se torna uma distração (uma ironia para o equipamento apontado como auxílio para quem tem dificuldade de concentração).

Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porém, ele não deve ser usado por crianças menores de 6 anos, por conter peças que podem ser engolidas. O Inmetro pede ainda que os pais prestem atenção se as embalagens têm o selo de inspeção, já que o spinner passou a ser alvo de fiscalização recentemente.

Veja o que é esse brinquedo:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.