A Associação Comercial e Industrial de Marília alerta os comerciantes em geral para que fiquem atentos sobre contatos telefônicos de “golpistas”, que tentam enganar o lojista sobre a cobrança indevida através do nome da “Fonefácil”, uma das parceiras da associação comercial. A Fonefácil não faz cobranças desta maneira. O golpe é o mesmo, mas a justificativa mudou.
O comerciante recebe um telefonema e é informado da existência de uma pendência, e que se ela não for liquidada a empresa, ou o proprietário, serão negativados e que terão problemas com restrições cadastrais. Esse comportamento é semelhante através de cartórios, empresas de crédito fantasma, cobranças bancárias falsas e outros tipos de “armações” para enganar o comerciante. A pressão é grande, os argumentos são ameaçadores, mas é tudo mentira. Uma vez pago, não se recupera mais o dinheiro.
Os golpes através de cobranças falsas são comuns no comércio em geral. Bandidos aleatoriamente escolhem uma empresa e passam a pressiona-la sobre uma cobrança falsa. O comerciante desorganizado e preocupado em manter o próprio nome e o CNPJ da empresa sem restrições, é convencido a depositar um determinado valor numa conta “fantasma”, e a partir do pagamento os “bandidos” somem.
Segundo a Acim, o empresário precisa ser organizado para poder, rapidamente, esclarecer a situação. “Não adiante telefonar nos números da cobrança, ou do identificador de chamadas, pois tudo faz parte da “armação”, e de nada adiantará”, argumentou ao sugerir na dúvida, que entre em contato com a Acim que tem condições de rastrear os dados da empresa que se diz credora. “Neste caso utilizando a Fonefácil é a primeira vez que acontece, mas existem nomes de associações, sindicatos, entidades e empresas “fantasmas”, que são utilizadas de forma semelhante, exatamente para confundir o empresário”, destacou o dirigente que faz constantemente esse tipo de alerta aos comerciantes em geral, para que não sejam enganados.
Neste caso específico envolvendo a Fonefácil os comerciantes interessados em constatar os fatos, pode entrar em contato diretamente com Davi Cesar Esteves, através do número telefônico (14) 3433-9000. Primeiro, busque documentos que comprovem o débito e depois, entre em contato com a Acim ou direto com a Fonefácil, neste caso”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





