Neste mês de dezembro serão intensas as movimentações nas lojas da cidade de Pompeia, com muitos consumidores visitando as lojas para as compras do Natal.
São várias as formas de pagamento que variam desde os cartões de crédito, débito e benefícios, até os pagamentos em dinheiro ou através dos cheques. “O Cheque é uma ordem de pagamento devendo ser liquidado no momento da apresentação ao banco sacado, independente do dia que constar no cheque”, explicou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, ao fazer o alerta.
De acordo com a dirigente da associação comercial local, o banco pagará ou devolverá por falta de fundos o cheque emitido, no momento que for sacado. “Exigem golpes em que os cheques estão alterados de forma minuciosa em que o recebedor nem percebe ser um documento falso”.
Valdenice sugere que, ao receber um cheque sejam tomados alguns cuidados como: solicite os documentos do cliente e informe que irá realizar uma consulta previamente; não aceite cheques preenchidos anteriormente, bem como cheques de terceiros; é muito importante consultar o cheque pelo campo CMC7; no caso de venda pré datada, a data constante no cheque deverá ser a mesma da apresentação e não da compra; solicitar o endereço, bem como número do aparelho telefônico fixo (conferir na consulta) e solicitar sempre o RG para conferir foto, assinatura, data de nascimento e nome da mãe (pela consulta). “Quanto mais informações do cliente a loja tiver, menos riscos terá em receber”, defende a gerente da ACE de Pompeia que considera o cheque como uma das principais formas de compra e venda no comércio em geral.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




