Acadêmica do curso de Direito da Unimar é a primeira a participar de Programa de Doutorado Sanduíche no exterior e leva pesquisa jurídica ao Uruguai

Compartilhe:




A Universidade de Marília (Unimar) celebra um marco histórico, pela primeira vez, uma acadêmica da Instituição foi selecionada para participar do Doutorado Sanduíche, modalidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual integra a formação doutoral com um período de pesquisa em uma universidade estrangeira.

A conquista é da doutoranda Giowana Parra, do Programa de Pós-Graduação em Direito, que realizará parte de sua investigação em Montevidéu, no Uruguai.

Durante quatro meses, a pesquisadora desenvolverá atividades acadêmicas na Universidad de la República, a mais tradicional e a única Universidade pública do país, vinculada ao Departamento de Direito Civil.

O período no exterior permitirá o aprofundamento da pesquisa em Direito Comparado, ampliando o diálogo entre os sistemas jurídicos brasileiro e uruguaio.

Para Giovana, o momento representa mais do que uma realização individual:

“Na verdade, é uma conquista institucional. Não é só pessoal, é acadêmica. Fico muito honrada de ser a primeira aluna da Unimar a participar do Doutorado Sanduíche. Vou unir a bagagem que construí no doutorado na Universidade de Marília, com a possibilidade de comparar sistemas jurídicos diferentes, o que fortalece muito a minha investigação”.

O que é a modalidade “Doutorado Sanduíche”?

“Doutorado Sanduíche” é uma modalidade de Pós-graduação em que o doutorando realiza parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira, mantendo o vínculo com a universidade de origem. O objetivo é ampliar a formação acadêmica, promover a internacionalização do conhecimento, fortalecer redes de pesquisa e proporcionar contato com diferentes métodos científicos e sistemas de ensino.

O docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unimar, Prof. Dr. Elias Medeiros, destaca que a participação da acadêmica evidencia a maturidade e a qualidade do curso:

“Essa iniciativa demonstra que estamos ultrapassando fronteiras. O Programa de Pós-graduação em Direito vem se consolidando nacionalmente e agora, avança com passos firmes rumo ao reconhecimento internacional”.

Já o docente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar, Prof. Dr. Marcelo Amorim, acompanha a acadêmica na experiência internacional e destaca o impacto institucional da iniciativa:

“Essa modalidade de Doutorado Sanduíche é uma experiência inesquecível, que permitirá à Giowana conhecer outra realidade, outro sistema jurídico e aprofundar sua investigação. Esse movimento simboliza o compromisso da Universidade de Marília com a excelência e com a internacionalização da formação acadêmica”.





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.