Abastecimento de água: reunião para discutir estiagem

Compartilhe:




O Prefeito Vinicius Camarinha irá representar 132 municípios

 

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos estará reunido nesta terça feira, ás 14h00, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

Será uma reunião em caráter emergencial para se discutir a crise no abastecimento de água no Estado diante da mais grave estiagem dos últimos 70 anos.

 

O prefeito Vinicius Camarinha foi eleito para representar 132 municípios das bacias do Baixo Tietê (regiões de Araçatuba e Andradina) e Aguapeí-Peixe.

 

“Fui convocado pelo governador Geraldo Alkmin e pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos para a discussão sobre os efeitos da estiagem em todo o território paulista. Mais de 300 municipios foram afetados e muitos já estão racionando. Por isso, deverão ser adotadas medidas em caráter emergencial. Marília, por exemplo, foi afetada pela estiagem no Rio do Peixe, responsável pelo abastecimento de 65% da população, e represa Cascata”, comentou Vinicius.

 

O Conselho tem como objetivo, coordenar a elaboração periódica do Plano Estadual de Recursos Hídricos, envolvendo os comitês das bacias hidrográficas.

 

Desde 1989, o Estado de São Paulo desenvolve a política voltada para a gestão adequada dos recursos hídricos. O objetivo é assegurar água para o bem estar social e desenvolvimento econômico.

 

Aguardado como solução a curto prazo para amenizar a crise hídrica na Grande São Paulo e  interior do Estado, o volume de água que chegará aos mananciais paulistas ainda é uma incógnita para pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que reúne as melhores informações da área no País.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.