A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou pouco mais de 1.000 acidentes nas estradas federais durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 13 e 16 de abril de 2017. O número representa uma diminuição de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando mais de 1.300 ocorrências foram registradas, e reforça a importância de viajar em segurança.
Com mais dois feriados se aproximando (Dia de Tiradentes, em 21 de abril e Dia do Trabalhador, em 1º de maio), é importante ter em mente que, antes de colocar o veículo na estrada, a revisão de segurança é necessária e deve ser prioridade. Viajar de carro pode ser uma grande aventura ou uma enorme dor de cabeça. Após sua verificação, fica mais fácil evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho.
A revisão de segurança tem como objetivo verificar o funcionamento das partes vitais do carro. As condições do sistema de rodagem precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria. O mesmo vale para os sistemas de freio, arrefecimento e os itens de segurança relacionados à visibilidade.
O que checar?
O primeiro ponto a ser observado é a bateria. Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, devem estar em ordem. Os freios são outros componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor.
No caso dos pneus, é importante verificar as condições e a calibragem antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. As palhetas do para-brisas também devem ser testadas.
Outro ponto importante a se checar é o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, conforme explica o engenheiro. Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.
Problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada. Portanto, outro sistema fundamental nas revisões é o de arrefecimento. Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água.
Não se esqueça, ainda, de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. Quanto ao extintor de incêndio, ele deve estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é infração grave e pode resultar em multas.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





