Uma cena muito comum nos dias de hoje é a de casais em restaurantes que, mesmo juntos, estão separados por celulares, redes sociais e diversos aplicativos. Esse cenário pode representar mais do que duas pessoas acompanhando as tendências tecnológicas, mas pode carregar consigo, muitas vezes, um sentimento de solidão que passa despercebido para quem olha de fora.
Se sentir só, mesmo na companhia de outros, mostra que a solidão é mais que um estado físico, pode ser também psicológico. Não é raro ouvir cônjuges a reclamar do seu parceiro por estarem na mesma cama, mas não receberem a devida atenção porque ele está com o smartphone sempre em mãos.
O tema solidão é cada vez mais presente na sociedade atual em função de vários fatores. Entender alguns pontos sobre esse assunto é de grande importância para saber se esse comportamento é benéfico ou não.
O impacto das tecnologias tem colocado em risco não só a socialização, mas a afetividade.
As pesquisas recentes no Brasil revelam que 18% dos brasileiros entram em pânico se não estiverem com seu smartphone. Chega a 40% os que estão consultando os seus celulares a cada 10 minutos, isso cria um grau de dependência tão grande que vai se deixando de lado o ser social, que foi uma grande característica desde o momento do surgimento da história da humanidade.
O ser humano foi abandonado por ele mesmo em função desses equipamentos. Nos EUA, 62% das crianças com até 12 anos reclamam de seus pais que não prestam atenção nelas porque estão nas redes sociais. Essa é uma lamentável constatação, mostrando que, na verdade, as crianças estão carentes e começam a sentir, dentro de sua própria casa, o sabor da solidão.
Ter a capacidade de refletir sobre os aspectos positivos e negativos de ficar sozinho é essencial para a geração atual. Não se deixar consumir pelos avanços tecnológicos e saber aproveitar os momentos pessoalmente, e não só virtualmente.
Semear afeto e companhia é o caminho para resolver esse problema chamado solidão.
.png)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





