74% dos brasileiros disponibilizam dados e informações pessoais

Pesquisa revela que muitas ameaças móveis atuais estão localizadas em aplicativos para smartphones e tablets
Compartilhe:




Apesar de muitas ameaças online estarem escondidas nas permissões aceitas ao baixar um aplicativo móvel, os usuários de smartphone, muitas vezes, abrem mão da sua privacidade e informações pessoais em troca de entretenimento, como jogos e redes socais.

A pesquisa da Symantec, Norton Mobile, aponta que 74% dos brasileiros cedem diversos tipos de informações, como por exemplo, sua geolocalização, contatos, fotos, senhas, pacote de dados do aparelho, que podem ser usadas pelos criminosos digitais em busca de ganho financeiro. Até mesmo os aplicativos legítimos podem apresentar brechas de segurança, que são aproveitadas pelos malfeitores.

O estudo também traz que os brasileiros estão preocupados com as golpes e armadilhas digitais no mundo móvel. Do total dos entrevistados, 63% se preocupam com vírus ou malware.

No Brasil, este número cresce para 89%. Apesar disso, em sua grande maioria, os usuários desconhecem quais informações estão cedendo aos desenvolvedores de aplicativos, comprometem sua própria privacidade e colocam-se em risco.

Este cenário acontece pois,  muitos dos usuários que mais se preocupam com a privacidade móvel são os que menos tendem a tomar precauções para se proteger – tudo em troca de downloads gratuitos de aplicativos

Sobre a pesquisa

A pesquisa Norton Mobile buscou compreender como os consumidores reconhecem os riscos de segurança e privacidade em aplicativos móveis. Para isso, ouviu mais de seis mil pessoas em nove países ao redor do mundo que tinham um smartphone ou tablets e haviam baixado um aplicativo nos últimos três meses.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.