Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 11/02/2024 às 18:00

Marília se prepara para receber fósseis do ‘Dino Titã', que pode ser nova espécie de dinossauro

Fóssil foi descoberto há 15 anos, resultando na coleta de 70% do esqueleto desse titanossauro

O paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, esteve na Universidade de Brasília (UnB), campus de Planaltina, para auxiliar a continuidade da preparação dos fósseis do ‘Dino Titã de Marília’, que estão guardados nessa instituição para preparação e estudos desde 2015. O objetivo é determinar se o achado é uma nova espécie de dinossauro.

Os trabalhos de preparação e estudo são coordenados pelo professor Rodrigo Santucci, que é geólogo e paleontólogo. Acadêmicos da UnB também auxiliam o professor Santucci.

O ‘Dino Titã de Marília’ foi descoberto no ano de 2009 e escavado entre os anos de 2011 e 2012, resultando na coleta de cerca de 70% do esqueleto desse saurópode.

O Saurópode é um dinossauro da espécie titanossauro que, em vida, deveria medir entre 13 a 15 metros de comprimento.

Atenção e paciência
 Os trabalhos ainda constituem na retirada de rochas que envolvem a maioria dos ossos fossilizados, uma tarefa que exige atenção e paciência.
 
Parte da coluna vertebral do ‘Dino Titã’ encontra-se depositado e até o momento partes que foram preparadas revelam detalhes bastante interessantes sobre a morfologia das vértebras do pescoço, indicando se tratar possivelmente de uma nova espécie de titanossauro para os sedimentos da formação Marília, típica do Estado de São Paulo.
 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.