Dengue: Prefeitura de Marília anuncia nesta segunda-feira plano emergencial

Compartilhe:




Nas regiões com maior número de casos, unidades de saúde devem funcionar até às 22h.

A Prefeitura de Marília vai anunciar nesta segunda-feira (05) um plano emergencial de combate à dengue na cidade. O motivo é o aumento do número de casos da doença neste mês de janeiro, inclusive bem acima do ocorrido no mesmo período do ano passado.

As medidas emergenciais serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Município desta segunda.

"O objetivo é estruturar um atendimento de emergência, melhorar o fluxo dos pacientes com maior risco de complicações causadas pela doença e reforçar o trabalho de limpeza nas ruas, imóveis particulares e instituições públicas para exterminar criadouros do mosquito Aedes aegypti", diz a nota oficial.

As decisões foram tomadas após uma reunião intersetorial realizada no auditório do segundo andar do Paço Municipal. O encontro foi comandado pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Levi Gomes de Oliveira, e pelo assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex.

Casos preocupam 
 
Marília passa atualmente por um aumento preocupante nos casos de dengue no comparativo das quatro primeiras semanas deste ano com o mesmo período do ano passado.

De acordo com balanço oficial, foram 347 casos de dengue no primeiro mês de 2024. No mesmo período de 2023 foram 32 casos, um aumento de 984% na comparação entre os dois anos.

Além disso, um outro tipo de dengue, o Tipo 3, voltou a circular no Estado de São Paulo.

Atualmente, o número de casos em todo o território nacional cresceu de modo surpreendente. Dados do Ministério da Saúde comprovam que houve um crescimento exponencial na comparação de 2023 com 2024.

“Como há muito tempo não aparecia, as pessoas estão com baixa imunidade contra ele”, alertou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.

Unidades até às 22h

Um dos pontos levantados pela equipe de Saúde é a necessidade de ampliar o atendimento das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, para acolher pacientes com menor complexidade e desafogar unidades com atendimento especializado para receber apenas casos que precisam de atenção especial.
 
A princípio, essa ampliação no horário de atendimento deve manter a unidade de saúde aberta até as 22 horas nos bairros que registrarem um grande número de contaminação.

Unidade de campanha

Outra hipótese levantada pela Secretaria Municipal de Saúde é a de preparar o ginásio Neuza Galetti (conhecido como finásio da avenida Santo Antônio), no bairro Lorenzetti, (zona Oeste), para ser uma unidade de campanha.

O local tem rápido acesso para qualquer hospital da cidade. Um grande mutirão de limpeza será realizado no local nos próximos dias.

Casas fechadas

Outra preocupação da Prefeitura é com o grande número de imóveis  fechados, ou seja, aqueles em que os agentes de saúde não conseguem ter acesso. O decreto deve trazer medidas que facilitem esse acesso.

De acordo com a supervisora da Vigilância Ambiental, Viviam Martinelli Funai, 25% das casas continuam inacessíveis mesmo quando nos mutirões realizados aos sábados.
 
“O agente comunitário é uma autoridade sanitária e precisa ter acesso às residências. O morador precisa fazer a limpeza dos quintais para evitar focos do mosquito. Acredito que, com a ajuda da Secretaria Municipal da Educação, vamos incentivar essas atividades domésticas”, ponderou.

Limpeza de terrenos

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Marília irá intensificar as notificações de proprietários de terrenos sujos para que realizem a limpeza.

Caso o serviço não seja feito dentro do prazo, uma equipe do Município dará manutenção ao local e os custos serão enviados ao proprietário.
 
Para contribuir na notificação, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos telefones 3402-6000 ou 0800-7766-111, pelo email ouvidoria@marilia.sp.gov.br, no site marilia.sp.gov/ouvidoria ou ir presencialmente na Rua Quatro de Abril, nº 41, no centro (horário comercial).

Dicas de prevenção:

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.