Postado em 20/11/2023 às 11:00 |
Na cidade, apenas grandes redes estão funcionando.
O primeiro Dia da Consciência Negra, após a oficialização da data como feriado estadual, mudou a rotina do comércio e de órgãos públicos em Marília e região nesta segunda-feira.
De acordo com a ACIM (Associação Comercial e de Inovação de Marília) hoje a abertura do comércio é "facultativo" no calendário da entidade.
Isso porque, para abrir as portas, os comerciantes teriam que recolher todas as taxas da convenção coletiva de trabalho, o que muitas vezes se torna inviável, explicou o superintendente da entidade, José Augusto Gomes.
Só grandes redes
Por isso, apenas lojas que fazem parte das grandes redes de magazines é que abriram as portas nesta segunda-feira. Além de possuírem maior estrutura, estão na semana de black friday. O funcionamento será até as 17h e abrange principalmente a rua São Luiz e outros corredores comerciais.
O Marília shopping também alterou o horário de funcionamento. Enquanto a praça de alimentação está funcionando desde às 11h, as lojas do centro de compras abrem a partir das 13h.
Com relação aos órgãos públicos, todas as repartições de administração municipal (inclusive Paço Municipal e Ganha Tempo), assim como unidades de saúde e escolas, estão fechadas hoje. Apenas serviços essenciais estão funcionando.
Serviços estaduais (Poupatempo) e federais (como Correios, também não funcionam. Bancos só retornam ao atendimento na terça-feira.