Quem Somos | Politicas de Privacidade | Termos de uso | A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 25/10/2023 às 09:00

Grupo Sorria retoma atividades, com ações no HBU

Objetivo é promover a alegria e ajudar na recuperação da saúde dos pacientes

Eles estão de volta! O Grupo Sorria (Sociedade Organizada Responsável pelo Riso e Intensa Alegria), formado por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) e outros voluntários, retomou suas atividades em nova parceria firmada com a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU).

Eles dedicam alguns momentos de seu dia, para promover a alegria e ajudar na recuperação da saúde dos pacientes. Os trabalhos começaram com a seleção dos novos integrantes e a definição de um cronograma de atividades.

A ex-presidente e atual integrante do grupo, médica egressa do curso de Medicina da Unimar, Isadora Calil, explicou que o processo de seleção acontece anualmente e é feito através de capacitações realizadas sob o comando de Alexandre Penha, da Escola de Palhaços de Maringá (PR).

A vice-presidente do Grupo Sorria, Amanda Piai, que também se formou em Medicina pela Unimar, lembra que o projeto foi retomado, após o período da pandemia e o distanciamento físico. 

O objetivo do projeto é promover a humanização da assistência hospitalar.

Os voluntários criam uma empatia com os pacientes e tentam aliviar a dor deles, por meio de medidas não medicamentosas.

Atividades

A programação começou em setembro, com várias atividades voltadas à conscientização da Campanha do Setembro Amarelo.

Com essa proposta, foi desenvolvida a atividade “Sorria para a vida”, quando os integrantes do Grupo interagiram com a população, nas principais ruas do Centro de Marília.

Os voluntários trocaram abraços com as pessoas e entregaram mensagem de apoio e solidariedade, alusiva à prevenção ao suicídio.

A psicóloga Vitória de Almeida Kouzeki é uma das coordenadoras do novo grupo e explica que em diferentes dias da semana os voluntários visitam vários ambientes do hospital, desde o ambulatório de especialidades até os quartos das enfermarias, onde levam diversão e alegria aos pacientes internados. 

Outra ação realizada pelo Grupo Sorria foi uma ação especial para o Dia das Crianças. “Eles visitaram a pediatria e os demais ambientes onde têm crianças, levando bom humor e diversão para a criançada”, explicou Vitória.  

Ainda segundo a psicóloga, há literaturas que indicam o benefício desta atividade no auxílio da experiência dos pacientes internados. 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.