O mentor secreto por trás do ataque e massacres do Hamas contra Israel é Mohammed Deif, líder do grupo radical islâmico. Sobrevivente de sete tentativas de assassinato israelenses,Deif raramente fala e nunca aparece em público.
Há apenas três imagens de Deif: uma na casa dos 20 anos, outra dele mascarado e uma imagem de sua sombra. O paradeiro do líder é desconhecido, embora provavelmente esteja em Gaza, no labirinto de túneis sob o enclave.
Quem é Mohammed Deif, líder do Hamas?
Nascido como Mohammad Masri em 1965, no campo de refugiados Khan Yunis, criado após a Guerra Árabe-Israelense de 1948, o líder ficou conhecido como Mohammed Deif depois de se juntar ao Hamas em 1987.
Deif se formou em ciências pela Universidade Islâmica de Gaza, onde estudou física, química e biologia. Ele demonstrou afinidade com as artes, chefiando o comitê de entretenimento da universidade e atuando no palco em comédias.
Ele está no topo da lista dos mais procurados de Israel há décadas, sendo considerado pessoalmente responsável pela morte de dezenas de israelenses em atentados suicidas.
Possível motivação do ataque: No sábado (7), Mohammed Deif, em uma mensagem de áudio, sinalizou que foi uma vingança pelos ataques israelenses à mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém em maio de 2021. O templo é o terceiro local mais sagrado do Islã, e o ataque israelense enfureceu o mundo árabe e muçulmano.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288