Evento, promovido pelo Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção, será realizado neste sábado
O Núcleo de Apoio Emocional e Prevenção do Suicídio de Marília realiza neste sábado uma caminhada. O objetivo é alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.
A concentração será em frente à Prefeitura de Marilia, com início a partir das 9h30. O evento, faz parte da campanha Setembro Amarelo.
De acordo com Psicólogo e coordenador do núcleo, Aparecido Silva, "durante a atividade serão distribuídos folders com orientações para promoção da saúde mental e ainda fitas e balões amarelos." O movimento tem parceria da Prefeitura e igrejas da cidade.
Triste realidade
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados.
Com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
“Acreditamos que cuidar da saúde mental é cuidar da vida. A caminhada é um alerta que sinaliza a melhor saída, que é a prevenção. Precisamos deixar bem claro que uma pessoa com ideação suicida não quer tirar a vida, mas quer tirar a dor, por isto que temos grande quantidade de crianças se mutilado, pois a dor da mente é maior do que dor que ela pode fazer com seu corpo”, afirma Aparecido Silva.
"Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha", concluiu o profissional.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288